Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pós-Graduação > Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências
Início do conteúdo da página

Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de ciências

Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 14h32

Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Docente - Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de ciências

 

Objetivo

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS” tem como objetivo geral formar profissionais especialistas capazes de refletir sobre as mudanças culturais, políticas e comportamentais provocadas pela proliferação das Plataformas Digitais, e aplicar os Conceitos, as Técnicas, os Métodos e as Ferramentas das Tecnologias da Informação e da Comunicação, juntamente com Tecnologias da Educação, em práticas pedagógicas e projetos voltados ao processo de Ensino-Aprendizagem das Ciências, de maneira que essa aplicação seja adequada à prática educacional.

 

Objetivos específicos

Conhecer os conceitos, técnicas, métodos e ferramentas da tecnologia da informação, que possam ser usados no suporte ao contexto do processo ensino-aprendizagem das ciências;
Entender a importância da compreensão do contexto social abrangente e educacional (em termos de práticas, fenômenos, desafios e dilemas sociais, paradigmas, aplicações e outros), para que a tecnologia da informação seja usada de maneira apropriada, refletida e crítica em projetos e iniciativas no ensino das ciências reconhecendo-as como ferramenta pedagógica;
Conhecer as tecnologias e os sistemas que podem apoiar projetos educacionais e na elaboração de materiais didáticos em ciências;
Explorar a fecundidade teórica dos estudos e dos marcos conceituais que giram em torno das Tecnologias Educacionais aplicadas ao ensino de ciências refletindo sobre o papel da informática na sociedade e sua aplicação no contexto da instituição de ensino;
Utilizar de maneira eficaz os recursos oferecidos pela informática no processo de ensino-aprendizagem em ciências; 
Projetar, desenvolver e avaliar, os Objetos Virtuais de Aprendizagem;
Formar conhecimento sobre a política de software livre e como utilizar esses recursos em práticas docentes, servindo de apoio e aplicação nas atividades de ensino-aprendizagem de ciências; 
Conhecer os conceitos e métodos que possam embasar a produção de trabalhos acadêmicos e científicos.
Público Alvo

Profissionais da educação (docentes e administrativos) portadores de diploma de nível superior de graduação obtidos em instituições de ensino superior de curso de graduação autorizado pelos órgãos responsáveis, reconhecido e credenciado pelo Ministério da Educação.

 

Docentes

Nome

Titulação

Ainá Montessanti Selingardi

Mestra em Ensino de Ciências Exatas

Daltamir Justino Maia

Doutor em Ciências

Danilo Douradinho Fernandes

Mestre em Engenharia eletrônica e Computação

Erika Batista

Doutora em Ciências Sociais

Flavio Djanikian

Doutor em Física

Glauber da Rocha Balthazar

Mestre em Engenharia da Computação

Jackson Gomes Soares Souza

Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos

José Ferraz Neto

Doutor em Filosofia

Márcio André Miranda

Doutor em Biologia Funcional e Molecular

Marcelo Garcia Bonfim

Mestre em História Social

Mariana Saragiotto da S. Alves

Doutora em Fisiopatologia

Rafael da Silva Muniz

Especialista em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas

Wania Tedeschi

Doutora em Educação

Zady Castaneda Salazar

Mestra em Informática Educativa


Dados Gerais do Curso

Número de vagas anuais: 30
Regime Escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Horário: Das 19h00 às 22h30
Duração: 4 Semestres
Carga Horária Total Mínima: 440h
Forma de Ingresso: Edital em breve 


Projeto Pedagógico

Resolução de Autorização do Curso

Colegiado do Curso

 

Coordenador do Curso: Aina Montessanti

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página