Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > V Conemac integra ações de 36 câmpus da rede IFSP – confira a participação de Campinas
Início do conteúdo da página

V Conemac integra ações de 36 câmpus da rede IFSP – confira a participação de Campinas

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 19h06

A 5ª edição do Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura do IFSP (Conemac), realizado de 27 a 29 de novembro, no Câmpus Barretos, deixou como marca a diversidade dos projetos desenvolvidos nos 36 câmpus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Além de abranger diferentes temáticas, os projetos evidenciam que, a cada ano, o Instituto fortalece a missão extensionista, com uma relação mais próxima e dialógica com a sociedade.

Ao todo, foram selecionados 213 trabalhos para apresentação, sendo 113 comunicações orais, 69 pôsteres e 31 oficinas. Uma oportunidade para estudantes e servidores conhecerem e compartilharem experiências e projetos, enriquecendo o processo educativo e a formação crítica nas relações com diferentes atores.

O coordenador de Extensão do Câmpus Campinas, Glauber da Rocha Balthazar, acompanhou todo o evento, participando ainda como avaliador de trabalhos apresentados na forma pôster e oral. O professor elogiou a organização e amplitude do evento, além dos temas e da qualidade dos trabalhos.

Nesta edição do evento, estudantes do IFSP Campinas participaram da Mostra de Vídeos com o curta-metragem “Na Real”, uma reflexão das questões de desigualdade a partir de obras do Realismo, tratando a realidade com uma linguagem contemporânea. O trabalho foi elaborado pelos estudantes Guilherme Henrique Alves Pereira, Ítallo de Jesus Guimarães Oliveira, Alexsander Foneca Moreira e Jessé Ferreira Lima, sob a orientação da professora Estela Pereira. O vídeo foi apresentado no auditório, denominado durante o Conemac – Espaço Bertha Lutz, uma das oito mulheres pesquisadoras que foram homenageadas e deram nome aos diferentes locais do evento.

Também contou com a apresentação de dois projetos importantes desenvolvidos no Câmpus Campinas: um relato da experiência do projeto Alvorada, elaborado pelas professoras Daniela de Oliveira Matos e Solange dos Santos Lima e o desenvolvimento do projeto Vota São Paulo, de autoria do professor André Bordignon. Os projetos fizeram parte da ampla programação de apresentações orais.

Intitulado “Entre o cárcere, a sala de aula e a reinserção – uma experiência de ensino de Português no Projeto Alvorada”, a apresentação tratou da experiência com a Língua Portuguesa no projeto de extensão desenvolvido no Câmpus Campinas, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo – SAP e o Departamento Penitenciário Nacional – Depen/MJC. O êxito do projeto extrapolou as expectativas e acaba de ser aprovada a sua aplicação em todo o País, mantendo o objetivo de criar oportunidades reais de reinserção de egressos do sistema prisional, via acesso a itinerários formativos e inserção profissional. Os resultados apontam para a relação entre teoria e prática, nas experiências de reinserção ao mundo do trabalho e social pelos alunos. A articulação com a comunidade externa repercutiu em uma mudança de paradigma em se aceitarem como sujeitos atuantes e participativos em uma vida pós-cárcere. 

A apresentação do professor Bordignon levou para o Conemac a experiência no desenvolvimento do projeto Vota São Paulo, que gerou um site hospedado no domínio http://votasp.org.b, com o objetivo de inverter a lógica política predominante na eleição dos membros do poder legislativo. O modelo atual é caracterizado pela apresentação dos candidatos nos meios de comunicação com suas propostas, muitas vezes, trabalhadas por coordenadores ou especialistas em marketing visando maximizar a exposição ao público e priorizando a propagação de ideias genéricas, normalmente bem aceitas pela população. O Vota São Paulo, ao se propor a alterar essa lógica, apresenta as respostas dos candidatos a um conjunto de quarenta questões sobre temas da atualidade brasileira e cruza essas respostas com as respostas dos eleitores, apresentando ao final um índice de afinidade o que proporciona ao eleitor um processo mais racional e real da escolha dos seus candidatos.

Confira as galerias de fotos dos três dias do evento

ABERTURA (27/11)

2º DIA (28/11)

3º DIA (29/11)

CLIQUE E ASSISTA AO VÍDEO "NA REAL" - DOS ESTUDANTES DO CÂMPUS CAMPINAS 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página