Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PESQUISA > Pesquisa > Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 21h33

Os docentes pesquisadores atuantes no Câmpus Campinas possuem os seguintes grupos de pesquisa institucionais registrados no CNPq:

GTI-DS

Gestão, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Área: Planejamento Urbano e Regional

Ano de Criação: 2012

O Grupo de Pesquisa em "Gestão, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável" pretende incentivar e desenvolver pesquisas que primem pela produção de estudos, proposições e aplicações de ações em Gestão, Tecnologia e, principalmente, inovação que propiciem o desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas do conhecimento.

Líder do Grupo: Prof. Dr. Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/024002592288889

PICAP

Pesquisa e Inovação em Computação Aplicada (PICAp)

Área: Ciência da Computação

Ano de Formação: 2016

O grupo de Pesquisa e Inovação em Computação Aplicada (PICAp) desenvolve pesquisas em diversas áreas tais como Computação Forense, Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões, Desenvolvimento de Software, Mineração de Dados, dentre outras. Conta com a participação dos professores do Instituto Federal de São Paulo Campus Campinas, além de parcerias e colaborações com professores de Universidades como a UNICAMP, USP, UNIFESP, dentre outras. Conta ainda com trabalhos em colaboração com importantes órgãos do governo Federal tais como o CTI Renato Archer e a Polícia Federal.

Líder do Grupo: Prof. Dr. Tiago José de Carvalho - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6181205837280113

PAS

Pesquisa aplicada à Saúde

Área: Engenharia Biomédica

Ano de Formação: 2016

É um grupo de pesquisa interdisciplinar que trabalha com o uso da tecnologia aplicada a área da saúde. A proposta principal é auxiliar em projetos ligados principalmente ao Sistema Único de Saúde (SUS), onde as demandas carecem de soluções de baixo custo e grande abrangência. As ações serão articuladas em conjunto com outras instituições de pesquisa ligadas a medicina, enfermagem e odontologia, envolvendo hospitais, laboratórios e empresas produtoras de bens e serviços médico-hospitalares.

Líder do Grupo: Prof. Dr. Francisco Ubaldo Vieira Junior - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9407041383489602

L@ITEC

L@ITEC - Laboratório Interdisciplinar de Estudo e Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em Educação e Tecnologias Educacionais

Área: Educação

Ano de Criação: 2016

Desde 2013 o CTI “Renato Archer” compartilha suas instalações com o Instituto Federal de São Paulo, constituindo o Complexo Tecnológico Educacional (CTE). A interação dos docentes do IFSP com os pesquisadores do CTI resultou na publicação de trabalhos e cursos na formação continuada de docentes. O grupo formado é interdisciplinar constituído por diversas áreas do conhecimento: Educação, Ciências Humanas, da Natureza e Tecnologias; tendo como objetivo estudar o uso das TICs e TEs na Educação.

Líder do Grupo: Prof. Dr. Márcio André Miranda - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2853699099041926

NEAES

NEAES - Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade

Área: Ciências Humanas; Educação

Ano de Criação: 2017

O NEAES tem o objetivo de contribuir ao debate sobre Agroecologia e resgatar as lutas sociais travadas por agrupamentos comprometidos com a reforma agrária e agricultura familiar no Brasil. A partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelas linhas produz conteúdo para a criação de uma Plataforma Sócioeducativa de acesso livre para divulgação dos princípios da produção orgânica e agroecológica bem como da segurança alimentar e nutricional. Destacando-se a importância política e econômica de programas como o PLANAPO e PLANSAN para o desenvolvimento social das comunidades rurais assentadas da reforma agrária, pretende-se produzir um banco de dados relativos à produção agroecológica da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e beneficiar estudantes e servidores da rede de educação profissional e tecnológica, comunidade escolar, sociedade civil, produtores da agricultura familiar e consumidores com a estratégias sócioeducativas propostas.

Líder do Grupo: Profa. Dra. Erika Batista - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5667911210527093

 

ReEdIFICA

ReEdIFICA - Repensar a Educação no IFSP para a Inclusão e o Compartilhamento na Aprendizagem

Área: Ciências Humanas; Educação

Ano de Criação: 2017

O GP ReEdIFICA tem como principal objetivo o estudo, pesquisa e aplicação de técnicas inovadoras e inclusivas de ensino-aprendizagem. Parte do princípio de que não existe conhecimento neutro, por isso ele deve estar contextualizado e o contexto se alcança com a integração dos saberes, jamais de forma fragmentado. Para se promover inclusão social há que se levar em consideração o desequilíbrio social e reconhecer e explorar as habilidades e competências dos jovens e adultos em condição de vulnerabilidade social. Isto não se faz por meio da pedagogia tradicional, em que o objetivo é condicionar e classificar o aluno. É preciso romper com esta estrutura excludente, meritocrática e discriminatória e adotar um paradigma humanista, por meio de conceitos de autonomia, democracia e liberdade. Objetiva-se apresentar uma alternativa inclusiva no IFSP, a partir da proposta de readequação dos cursos por meio de abordagens inclusivas, emancipadoras e libertárias que estimulem a análise crítica.

Líder do Grupo: Prof. Dr. Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6893197401071648

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página