Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudantes do IFSP participam de workshop na sede da IBM em SP
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFSP participam de workshop na sede da IBM em SP

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 15h12

Estudantes do IFSP Campinas participam de workshop na sede da IBM em São Paulo

 

No último sábado, 5 de outubro, os alunos Carolina Uliana, Danny Sullivan e Lucas Grilli, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participaram do workshop Master The Mainframe na sede da IBM em São Paulo.

O trio representa o IFSP Campinas como Embaixadores Z, e são responsáveis por fazer a ponte entre os alunos do Instituto e a empresa.

Durante o workshop, foi apresentado o Master The Mainframe, que consiste em resolver três desafios de programação propostos pela IBM a fim de fazer com que o Brasil se torne um dos representantes na etapa mundial do projeto.

O evento também contou com a presença do vice presidente de Systems Hardware da IBM no Brasil, Joaquim Campos, que trouxe um pouco da sua experiência de trabalho na empresa e abordou sobre a importância dos mainframes para a marca.

Para o aluno do 1° período, Lucas Grilli, foi interessante conhecer essa tecnologia a fundo. "Foi muito enriquecedor o Workshop. Além de conhecer os desafios e poder explorar o sistema mainframe, pude ouvir brevemente diversos profissionais que estão fortemente engajados com a tecnologia e conhecer um pouco da trajetória deles. Em um mundo em constante transformação, é importante ser resiliente e estar sempre pronto para aprender novos desafios, que é isso a que programação nos impõe cada vez mais", afirma Lucas.

Lucas destaca ainda que o principal desafio, como Embaixador, é proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar com mainframes e botar a mão na massa. "Cabe a nós engajar todos os estudantes a realizar os desafios. Temos excelentes professores que poderão nos auxiliar nessa tarefa" conclui.

Já para Carolina, que está no 2° período, o desafio foi bastante interessante. "Eu já trabalho na área da programação e acho muito interessante ver que essa tecnologia envolvendo o mainframe tem muita coisa a ser explorada e o quão ela é enriquecedora para quem gosta de aprender sobre novas tecnologias."

 

O que é o Master The Mainframe?

O Master the Mainframe é uma maneira divertida de aprender, obter badges digitais e experimentar na prática a tecnologia de mainframe sem a necessidade de possuir conhecimento prévio.

O Learning System do Master the Mainframe é aberto a qualquer pessoa durante todo o ano para o treinamento em tecnologia e a obtenção de badges digitais da IBM.  Anualmente, a IBM Z Academic Initiative patrocina um desafio mundial Master the Mainframe, no qual alunos podem aprender enquanto competem para ganhar prêmios.

Atualmente, o Brasil ocupa o 3° lugar no ranking mundial ao cumprir os desafios propostos e a ideia é chegar ao 1° lugar, por isso a iniciativa conta com a colaboração de todos os alunos do IFSP Campinas para alavancar as chances de ganhar esta etapa.

Quer saber mais? Acesse https://www.ibm.com/br-pt/it-infrastructure/z/education/master-the-mainframe e fique por dentro de todas as novidades.

 

Texto por: Danny Sullivan e Lucas Grilli

registrado em:
Fim do conteúdo da página