Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ações Universais: estudantes participam de atividades culturais e de integração
Início do conteúdo da página

Ações Universais: estudantes participam de atividades culturais e de integração

Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 15h03

Estudantes do curso técnico integrado ao Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de duas atividades especiais para marcar a etapa final do ano letivo. No dia 7 de dezembro, os estudantes participaram de uma ação de confraternização, esporte e lazer em um parque aquático da região e, nos dias 14 e 15, o grupo visitou o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), no sul do Estado de São Paulo.

As ações foram propostas em edital específico de Ações Universais da Assistência Estudantil do Câmpus Campinas (Edital 027/2018-CMP/IFSP), proposto pela Coordenadoria Sociopedagógica, tendo como coordenadores das ações a servidora Eliane Ferreira dos Santos e Herivelto Fernandes Rocha, respectivamente.

Também teve um projeto aprovado na modalidade – suporte às necessidades educacionais específicas, submetido pela servidora Raquel Spinola de Mello, que viabilizou uma consulta especializada oftalmológica para uma estudante do Câmpus.

O Programa de Ações Universais é voltado à formação integral do estudante e ao aprimoramento de valores de cidadania, participação, coletividade e inclusão social. Os alunos receberam auxílios financeiros para custear as atividades (transporte e refeição).

Aprendizado além da sala de aula

   

O Petar constitui uma das áreas onde a Mata Atlântica é mais preservada, em região muito rica em calcário, propiciando assim, o surgimento de 235 cavernas já catalogadas, com inúmeras formações mineralógicas: estalactites, estalagmites, cortinas e etc. Além das cavernas, o roteiro incluiu cachoeiras e piscinas naturais. A visita ao parque constituiu uma ação interdisciplinar (Biologia, Química e Geografia), visando a propiciar aos alunos do Ensino Médio uma vivência prática e cultural de parte dos conteúdos desenvolvidos ao longo do curso. O grupo contou com o apoio da administração do parque, que disponibilizou o alojamento e isentou os alunos do pagamento das entradas. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página