Os docentes pesquisadores atuantes no Câmpus Campinas possuem os seguintes grupos de pesquisa institucionais registrados no CNPq:

Gestão, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Área: Planejamento Urbano e Regional

Ano de Criação: 2012

O Grupo de Pesquisa em "Gestão, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável" pretende incentivar e desenvolver pesquisas que primem pela produção de estudos, proposições e aplicações de ações em Gestão, Tecnologia e, principalmente, inovação que propiciem o desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas do conhecimento.

Líder do Grupo: Prof. Dr. Pedro Augusto Pinheiro FantinattiO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/024002592288889

Pesquisa e Inovação em Computação Aplicada (PICAp)

Área: Ciência da Computação

Ano de Formação: 2016

O grupo de Pesquisa e Inovação em Computação Aplicada (PICAp) desenvolve pesquisas em diversas áreas tais como Computação Forense, Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões, Desenvolvimento de Software, Mineração de Dados, dentre outras. Conta com a participação dos professores do Instituto Federal de São Paulo Campus Campinas, além de parcerias e colaborações com professores de Universidades como a UNICAMP, USP, UNIFESP, dentre outras. Conta ainda com trabalhos em colaboração com importantes órgãos do governo Federal tais como o CTI Renato Archer e a Polícia Federal.

Líder do Grupo: Prof. Dr. Tiago José de CarvalhoO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6181205837280113

Pesquisa aplicada à Saúde

Área: Engenharia Biomédica

Ano de Formação: 2016

É um grupo de pesquisa interdisciplinar que trabalha com o uso da tecnologia aplicada a área da saúde. A proposta principal é auxiliar em projetos ligados principalmente ao Sistema Único de Saúde (SUS), onde as demandas carecem de soluções de baixo custo e grande abrangência. As ações serão articuladas em conjunto com outras instituições de pesquisa ligadas a medicina, enfermagem e odontologia, envolvendo hospitais, laboratórios e empresas produtoras de bens e serviços médico-hospitalares.

Líder do Grupo: Prof. Dr. Francisco Ubaldo Vieira JuniorO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9407041383489602

L@ITEC - Laboratório Interdisciplinar de Estudo e Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em Educação e Tecnologias Educacionais

Área: Educação

Ano de Criação: 2016

Desde 2013 o CTI “Renato Archer” compartilha suas instalações com o Instituto Federal de São Paulo, constituindo o Complexo Tecnológico Educacional (CTE). A interação dos docentes do IFSP com os pesquisadores do CTI resultou na publicação de trabalhos e cursos na formação continuada de docentes. O grupo formado é interdisciplinar constituído por diversas áreas do conhecimento: Educação, Ciências Humanas, da Natureza e Tecnologias; tendo como objetivo estudar o uso das TICs e TEs na Educação.

Líder do Grupo: Prof. Dr. Márcio André MirandaO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq:  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2853699099041926

BioData

Área: Ciência da Computação

Ano de Criação: 2015

Biodata é um grupo de pesquisa formado pela transdisciplinaridade das áreas de Ciência de Dados, Biologia, Governo Eletrônico e Políticas Públicas que tangenciam questões das ciências da vida, tais como ciências do ambiente, ciências da saúde, bioinformática, dinâmica populacional e ecologia, entre outras.  Esse grupo busca por meio de ferramentas Big Data organizar uma plataforma de análise para sintetizar dados gerando conhecimentos que possam contribuir com pesquisadores, gestores públicos e interessados no tema.

Líder do Grupo: Profa. Dra. Bianca Maria Pedrosa - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço do grupo de pesquisa no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8477641745618071