A Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (CPI)

A partir da publicação da Lei Federal nº 11.892 de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ficou estabelecido que uma das finalidades dos Institutos Federais é o estímulo e a realização da pesquisa aplicada, visando o desenvolvimento científico e tecnológico, com o objetivo de estender seus benefícios à comunidade.

Dessa forma, a Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (CPI) do IFSP – Câmpus Campinas tem como objetivos planejar e acompanhar as atividades relacionadas com a pesquisa, buscando seu fortalecimento em todos os níveis de ensino do IFSP. Uma das atividades preponderantes nesta linha são os projetos de iniciação científica.

Os projetos de iniciação científica têm como objetivos:

•          Despertar a vocação científica e tecnológica, incentivando novos talentos entre estudantes de nível médio e superior;
  •          Estimular e desenvolver o pensamento científico, a capacidade criativa, o espírito crítico e a procura de novas respostas e soluções inovadoras;
  •         Conscientizar o estudante das questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica e tecnológica.

No início de cada ano são selecionados projetos de iniciação científica para serem contemplados com bolsas institucionais (PIBIFSP). Os projetos são submetidos pelos orientadores do câmpus no ano letivo anterior, os quais também são responsáveis pela indicação dos alunos bolsistas para atuar nos projetos. Há a possibilidade do aluno participar também de projetos de iniciação científica na modalidade voluntária (PIVICT), sem a percepção de bolsa.

O IFSP também participa de programas do CNPq, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), por meio de sistemas de cotas. Os programas PIBIC e PIBITI são abertos por meio de chamadas específicas ao longo do ano.

O aluno interessado em participar dos projetos de iniciação científica deve manter diálogo com seus professores e ficar atento aos projetos em andamento no câmpus Campinas, manifestando assim seu interesse em participar. A CPI mantém um sistema com o banco de interessados em participar dos projetos de iniciação científica. Não deixe também de manter seu cadastro atualizado no sistema para aumentar suas chances de trabalhar com iniciação científica.

Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação:

Docente da Área de Informática

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO