Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > RNP inaugura unidade da Escola Nacional de Redes no CTI – primeira do Estado
Início do conteúdo da página

RNP inaugura unidade da Escola Nacional de Redes no CTI – primeira do Estado

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2017, 09h01 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 16h37 | Acessos: 49

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou a nova unidade da Escola Superior de Redes (ESR), em Campinas, em um evento realizado no dia 27/11. O novo espaço para capacitação na área de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) será no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). A ESR já qualificou mais de 20 mil profissionais em todo o Brasil e oferece mais 50 cursos.

Segundo o diretor-adjunto da ESR, Leandro Guimarães, a primeira unidade que chega ao estado de São Paulo foi idealizada para oferecer a capacitação de maneira ainda mais próxima. “Havia uma grande necessidade diante da demanda de alunos paulistas que migravam para outras unidades da escola em busca de conhecimento. Identificamos, então, a necessidade de oferecer esse treinamento, com a mesma qualidade e agora facilitando o acesso”, comentou.

A inauguração é resultado de uma parceria entre a ESR e o CTI. O diretor do centro de tecnologia, Victor Mammana, ressalta que há uma relação estreita entre a missão das duas instituições. “É uma ambição antiga interagir com a RNP/ESR, pois acredito que temos missões institucionais complementares. No CTI, queremos atingir o objetivo de complementar nossa atuação, por meio de capacitações nas áreas como redes, defesa e segurança cibernética”, destacou.

Com a inauguração do novo espaço, a ESR soma nove escolas, localizadas em diferentes capitais brasileiras. Na programação, estão cursos de diversas áreas de atuação, focados no aprendizado direcionado nos desafios do mercado. Os temas variam desde administração e projeto de redes, passando por governança de TI e até segurança, tema do primeiro curso oferecido em Campinas.

A gerente administrativa da ESR, Luciana Batista, ressalta que a escola amplia o desenvolvimento profissional para o público local. “Há sempre uma necessidade da RNP em aumentar a capilaridade de alunos e principalmente oferecer cursos de qualidade, que realmente proporcionem ao aluno um preparo, pois o mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, ponderou.

Os cursos são ministrados em laboratórios conectados à rede de alta velocidade da RNP e privilegiam uma abordagem prática de ensino, em prol da evolução e da permanente ampliação da rede de alta velocidade do país. Para conferir a programação completa de cursos, basta acessar o site da Escola Superior de Redes: https://esr.rnp.br

Legenda foto: Participaram do evento de inauguração (da esq. para dir.) o chefe da Divisão de Relações Institucionais do CTI, coronel Rogerio Winter; o diretor do Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Eberval Castro; o diretor do CTI, Victor Mammana; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, André Von Zuben; o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi; e o diretor-adjunto da ESR, Leandro Guimarães.

Fonte: CTI Renato Archer

registrado em:
Fim do conteúdo da página